| RFAR
Notícias
Valença oficializa candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a património mundial da UNESCO12/07/2024 Valença oficializa candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a património mundial da UNESCO

Mais de uma década depois do início do processo, o Município de Valença, juntamente com os Municípios de Almeida e Marvão, procedeu à entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a património mundial da UNESCO, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.


Para José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, “a classificação das Fortalezas Abaluartadas da Raia como Património Mundial da UNESCO será decisiva para a sua preservação, valorização e projeção turística, nos mercados nacional e internacional. De igual modo, contribuirá para melhorar a experiência dos turistas e visitantes que nos escolhem como destino, dando-lhes a conhecer a nossa história”, lê-se numa nota da autarquia.

Segundo a mesma, é esperado que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avance para a avaliação do Comité Internacional.

A entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, dos presidentes dos Município de Almeida e Marvão, António Machado e António Vitorino, respetivamente, do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Moraes Cabral, da vice-presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, do coordenador da candidatura, João Campos, do presidente da Association Vauban, Alain Monferrand e demais técnicos destes três municípios, envolvidos na candidatura.

Notícias Recentes
19/07/2024 Ecos da candidatura das Fortalezas Abaluartadas de Almeida, Marvão e Valença do Minho à UNESCO na newsletter n.º 154 de 17 de julho de 2024 da Associação Vauban:
12/07/2024 Candidatura das Fortalezas da Raia a Património Mundial já está na UNESCO